Musicalização Infantil

As aulas de musicalização são ministradas por professores especializados, com uma metodologia apropriada a cada faixa etária. A vivência musical acontece por meio da música, de maneira alegre e prazerosa.

As aulas, não somente levam a criança a desenvolver várias áreas do desenvolvimento infantil, mas estimular o aprendizado da música de forma lúdica e prazerosa, obtendo uma base (teórica e prática) para o aprendizado do instrumento que escolher nas etapas propostas nas aulas.

O curso está disponível nas modalidades presencial e “online”, conforme a faixa etária do aluno.

Dinâmica das aulas:

  • 01 aula em grupo de 40 minutos por semana. Os grupos são formados de maneira homogênea, conforme nível de experiência musical, faixa etária e desenvolvimento do aluno;
  • Nas aulas, a partir de 3 anos, cada aluno deve adquirir sua própria flauta de êmbolo e a partir de 4 anos, a flauta doce.
  • As aulas são ministradas por 02 professores para melhor qualidade e exploração dos conteúdos propostos.

Níveis e critérios:

  • Musicalização II (3 anos): a proposta de vivência rítmica e pulso, quando ocorre a variação de andamento, diferenciar altura e caminho que o som percorre, som e silêncio durante a execução de uma música ou exercício, por meio de canções ou durante a sonorização de histórias (cantada ou narrada) e ao “tocar ou cantar” um instrumento é estimulado a desenvolver a habilidade oral (fala e canto), percepção auditiva e sensibilidade musical.
  • Musicalização III (4 anos): nesta etapa é trabalhado o caminho e duração do som, o ritmo e pulso, é estimulado por meio de trechos melódicos, a diferenciar alguns instrumentos (violino, trompete, piano) durante uma história, uma música ou jogo. Além, da oportunidade de conhecer estilos musicais diferentes;
  • Musicalização IV (5 anos): dando sequência ao conteúdo aprendido até aqui, esta etapa é muito importante, tanto na escolha como para tocar o instrumento. Por meio de canções, jogos e brincadeiras, as atividades têm como proposta levar a criança ao experimento de alguns instrumentos (ukulele, violão, piano, bateria), aplicando conteúdos que são base para aprender e executar um instrumento de forma musical.
  • Musicalização V (6 anos): mantemos a sequência do conteúdo, dos elementos da teoria musical, sendo muito importante ao executar o instrumento ou o desempenho da própria voz. É trabalhado de maneira lúdica, atividades musicais, utilizando alguns instrumentos (ukulele, bateria), aplicando conteúdos, como: ritmo, duração e caminho do som (notas musicais), entre outros, que atuam como base para aprender um instrumento e executá-lo de forma expressiva. Neste nível, a iniciação as teclas (piano ou teclado) por exemplo, acontece de forma mais objetiva, deixando de ser apenas um experimento.
Share Button
Open chat
Fale conosco